sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Como limpar o Aço Inoxidável ?

Limpeza de Rotina
Os melhores produtos para conservar o aço inox são a água, o sabão, os detergentes (suaves e neutros) e os removedores à base de amônia (amoníacos), diluídos em água morna, aplicados com um pano macio ou uma esponja de nylon . Depois basta enxaguar com bastante água, preferencialmente morna, e secar com um pano macio. A secagem é extremamente importante para evitar o aparecimento de manchas na superfície do produto. Mas a limpeza de rotina pode ser feita em máquina de lavar louças e só quando a sujeira for intensa, aconselha-se uma pré-lavagem. Essa limpeza rotineira remove facilmente as sujidades mais comuns, evitando as mais intensas e fazendo com que as eventuais manchas da superfície do aço desapareçam completamente. Nunca utilize esponja de aço comum na limpeza do aço inox, pois além de arranhar as partes polidas ela deixa minúsculas partículas que podem vir a provocar manchas.
Existem também no mercado bons produtos para limpeza de rotina, por exemplo, vou citar 2 muito bons:
* Spray de Limpeza / Polimento Inox 3M
* Liquído de limpeza / Polimento Professional D7

Manchas Leves
Em caso de sujidade moderada, quando a limpeza de rotina não for suficiente, aplique uma mistura feita de gesso ou bicarbonato de sódio, dissolvidos em álcool de uso doméstico até formar uma pasta. Use um pano macio para passar na superfície de aço inox. Se preferir, use também uma escova macia, com cuidado, faça-o sempre da maneira mais suave possível, utilizando passagens longas e uniformes, no sentido do acabamento. Evite esfregar com movimentos circulares. Depois é só enxaguar com bastante água, preferencialmente morna, e secar com um pano macio.

Manchas Acentuadas
Faça uma pré-imersão em detergente morno ou quente, ou solução de um removedor à base de amônia (removedores caseiros) e água. Se isso não for suficiente para amolecer alimentos queimados ou depósitos carbonizados, recorra a produtos mais agressivos como removedores à base de soda cáustica empregados na limpeza doméstica. Siga o procedimento indicado para remover sujeira moderada. Repita se necessário. Se a sujeira persistir, utilize um método mais severo, com o emprego de produtos mais abrasivos como os sapólios. Importante: usar somente como recurso final. Por fim enxágüe e siga as etapas da limpeza de rotina.

Gorduras, óleos e banhas
Limpe os depósitos grossos com um pano ou toalha de papel. Em seguida mergulhe a peça numa solução morna de detergente ou amônia. Depois siga os procedimentos da limpeza de rotina.

Marcas de dedos
Remova com um pano macio ou toalha de papel humedecidos em álcool (de preferência isopropílico encontrado em farmácias de manipulação), ou solvente orgânico (éter, benzina e acetona). Para diminuir as chances de uma nova ocorrência aplique um polidor doméstico à base de cera ou vaselina líquida sobre a superfície limpa e seca
Rótulo ou etiqueta
Descole o máximo que puder. Mergulhe a peça em água morna e esfregue com um pano macio. Se o adesivo persistir, seque e esfregue suavemente com álcool ou solvente orgânico. Mas cuidado, nunca raspe a superfície do aço inox com lâmina, espátulas ou abrasivos grossos.

Manchas persistentes
Estas manchas exigirão que se esfregue vigorosamente a superfície manchada com uma pasta feita com abrasivo doméstico fino (sapólios) , água e ácido nítrico a 10%, utilizando uma bucha de polimento. O tratamento com ácido deverá ser seguido sempre de um enxágue em solução de amônia ou de bicarbonato de sódio e limpeza de rotina. Tenha em mente que esta operação pode comprometer o aspecto visual do produto, devendo ser empregada apenas em último caso.

Manchas de Ferrugem
Se o Inox apresentar manchas amareladas, princípios ou se já tiver ferrugem, deve utilizar um ácido, designado por Ácido de Nifos, aplicar sobre a zona a limpar com um borrifador, ou com um pincel, deixar actuar durante 1h e passar por água, repetir a operação se necessário, como qualquer ácido deverá utilizar o material de protecção adequado ( luvas, óculos, máscara ), se entrar em contacto com a pele passar abundantemente por água, cuidado também com as outras superfícies pode danificar.

Nenhum comentário: